Artigos

Reciclagem é liberdade

Jacques Lumandengue Madinga sempre acreditou na liberdade. Graduou-se em jornalismo motivado pela esperança de mudar o lugar onde nasceu, a República do Congo. O país, apesar de ser o segundo maior da África e de ser extremamente rico em recursos naturais, é dono de um dos menores PIBs do mundo. 

A crise do Congo é resultado de problemas herdados do período colonial, que têm influência na política do país até os dias de hoje. Mesmo sendo democrático, o Congo ainda sofre com os grandes monopólios ocidentais, com a propina em cargos públicos e com as milícias que ajudam países vizinhos a extraírem minerais à vontade. Foi neste cenário político que Jacques trabalhou por 5 anos, fazendo o possível para levar a verdade à população, até o dia em que precisou se refugiar no Brasil. 

Com uma nova vida de imigrante, sem família e dinheiro, começou a buscar por um emprego em qualquer área que fosse aceito, para poder recomeçar sua vida. Sem desanimar, não desistiu no primeiro “não” que recebeu e continuou a procurar por vagas que não exigissem muitos requisitos na metrópole paulistana. 

E foi assim, quando mais precisava, que ele encontrou a reciclagem. Jacques se candidatou para trabalhar como agente ambiental em uma cooperativa de reciclagem e passou em todos os testes, por mais que ele não tivesse formação ou experiência no assunto. Sua persistência e força de vontade abriram portas que pareciam impossíveis de serem abertas. 

Começou na esteira, em contato direto com os materiais recicláveis para conhecê-los e diferenciar os processos. Foi evoluindo até compreender a verdadeira importância de seu trabalho para a sociedade e o meio ambiente. 

Atualmente, Jacques trabalha na logística interna da Cooperativa YouGreen, na Zona Oeste de São Paulo, onde reestruturou sua vida completamente.

Seu objetivo é um dia voltar ao Congo e, com o jornalismo que tanto ama, mostrar uma nova realidade ao povo congolês, que ainda vive em extrema pobreza. Jacques fará tudo o que estiver ao seu alcance para mostrar a todos o poder que a reciclagem tem e passar ao mundo o maior aprendizado da sua jornada: o que muitos acham que é lixo, na verdade é liberdade!