Artigos

ÓLEO DE COZINHA COMO ALTERNATIVA COMBUSTÍVEL

O Biodiesel, fabricado a partir de fontes renováveis como o óleo de soja, é um combustível que emite menos poluentes. Orgânico e renovável, ele pode substituir parcial ou totalmente os combustíveis de origem fóssil e os derivados do petróleo tão prejudiciais ao meio ambiente. E o que pouca gente sabe é que essa energia renovável pode – e deve – ser usada não somente em carros, mas em qualquer veículo com motor diesel.  

Não acredita? Exemplos de como isso vem sendo feito não faltam. 


Maria-fumaça (EUA) – 

O Grand Canyon Railway, tradicional passeio de maria-fumaça dos Estados Unidos, transporta turistas por mais de 100km de trilhos que ligam Williams, no Arizona, ao sul do Grand Canyon. Desde 2013 ele faz isso de maneira ecologicamente correta, movido a óleo vegetal reciclado. A medida foi motivada pela consciência crescente em torno dos impactos ambientais que passeios de trem a vapor causam. Não à toa a maior parte das marias-fumaça ao redor do mundo foi forçada a encerrar as atividades. Mas, com o óleo de cozinha sendo usado como combustível, esses danos ao meio ambiente foram minimizados e o Grand Canyon Railway segue funcionando. 

O material para o combustível é obtido em restaurantes, pousadas e parques nacionais da região. Além da redução dos poluentes, a medida cria um destinadequado ao óleo de cozinha. 


Ônibus (CHI)  

Desde maio deste ano, mais de 2000 ônibus públicos de Xangai, na China, vão às ruas usando biodiesel como combustível. A providência faz parte de uma missão chinesa de utilizar, como alternativa aos tradicionais diesel e petróleo, mais biocombustíveis. Dessa forma conseguem reduzir sua emissão de poluentes. 

biodiesel usado é o B5, feito com 5% de óleo de cozinha coletado via descarte correto ou em esgotos, e mais 95% de combustível diesel derivado de petróleo. Além do B5, o governo chinês também está tentando adotar outros combustíveis alternativos, como o E10, uma mistura de etanol com gasolina. 


Avião (CHI) – 

Em 2017, a Hainan Airlines, a maior companhia aérea privada chinesa, transportou 201 pessoas de Beijing a Chicago, em um Boeing 787 que contou com muita ajuda de biocombustível. 

15% da mistura que levantou o voo era óleo de cozinha usado, enquanto 85% dela era combustível aeronáutico tradicional, o derivado de petróleo. Declarações coletadas tanto da tripulação quanto dos passageiros comprovam que o avião voou com estabilidade e segurança. Devido ao sucesso dessa e de outras operações, diversas outras companhias aéreas vêm fazendo testes com combustíveis alternativos. 

Então acredite, pois é verdade: o óleo de cozinha reciclado pode, sim, servir de combustível a ônibus, marias fumaças e até mesmo aviões. Isso significa que projetos revolucionários e essenciais para o futuro, como é o caso desses, dependem de você e do descarte correto do seu óleo para acontecer.