Dicas

Cuidados a serem tomados com o sabão caseiro

Fazer sabão em casa pode ser uma alternativa para reutilizar o óleo de cozinha, pois, se feito corretamente, não existe perda dos recursos em produção e ainda há geração de um novo produto. Porém, muitos cuidados devem ser tomados, principalmente no que se refere à quantidade e à manipulação da soda cáustica, cujo excesso no processo pode ser extremamente prejudicial à saúde e também ao meio ambiente. 

Apesar de nociva, a soda cáustica é importante na feitura do sabão caseiro. É ela, misturada ao óleo, que desencadeia a reação de saponificação, que efetivamente origina o sabão. 

Por conta dos muitos riscos relacionados ao manuseio da soda cáustica, ressaltamos a importância de utilizá-la da maneira correta, prioritariamente sob a supervisão de um químico responsável. 

Agora vamos aos cuidados FUNDAMENTAIS:

1. A soda cáustica NUNCA DEVE SER DESCARTADA EM ESGOTOS E EM RIOS. O hidróxido de sódio na água pode provocar a solidificação da gordura e ainda piora o entupimento. E isso sem contar os desgastes no encanamento, o que pode te levar a ter que substituir as tubulações.

2. A soda cáustica deve ser manuseada com precaução, sendo imprescindível o USO DE ÓCULOS, LUVAS E MÁSCARAS DE PROTEÇÃO, por se tratar de uma substância altamente corrosiva. Além dessa preservação da pele e dos olhos, outra medida de segurança a ser tomada é o redobramento da atenção às suas medidas corretas, já que um eventual exagero pode acarretar em sérios malefícios ambientais, aumentando muito o pH do esgoto doméstico e interferindo em todo o ecossistema.

3. Os recipientes para o molde devem ser bandejas de plástico duro ou silicone, ou então embalagens longa vida. Importante: NADA DE ALUMÍNIO em conjunto com a soda cáustica.

4. A colocação dos elementos no recipiente deve sempre seguir esta ordem: primeiro, a água, e depois a soda. IMPORTANTE: a água não pode, sob nenhuma hipótese, estar fria, precisa sempre ser incluída na mistura em sua temperatura ambiente. Além disso, NUNCA UTILIZE GARRAFAS PET para fazer a diluição da soda, o material delas não suporta a temperatura que a reação atinge.